Escola colégio CCI

Experimento: Pêndulo eletrostático caseiro 8º ano

Materiais simples e caseiros comprovam a presença de eletricidade

Pêndulo eletrostático Ciências NaturaisConstruir experimentos com materiais simples traz grandes benefícios ao aprendizado de Ciências Naturais. Além de facilitar a compreensão de determinados conteúdos, haja vista a complexidade de alguns, essa oportunidade ainda aproxima os alunos da pesquisa científica, levando-os a se interessarem pela área que mais se envolve com o mundo da tecnologia.

E falando em complexidade, o conceito de repulsão elétrica, uma das forças presentes no núcleo do átomo, está sendo estudado pelos 8ºs anos. Na aula prática sobre o assunto, que também foi visto em outro experimento feito com balão, plástico e o cabelo humano, os alunos perceberam quando um corpo se encontra carregado de eletricidade.

Para a atividade, a professora Ana Paula utilizou palitos de churrasco, massa de modelar, canudo, linha de nylon e papel alumínio. Esses materiais representaram um pêndulo eletrostático. Na situação, o canudo é esfregado no cabelo. Ao aproximá-lo do alumínio pendurado, acontece a atração entre esses dois corpos, que passam a ter cargas elétricas opostas.

Já a repulsão foi constatada ao carregar um dos canudos no papel. Feito isso, os adolescentes aproximaram os objetos iguais e viram que eles se separam por conterem a mesma carga elétrica. Aqui fica clara aquela velha história (ou ditado popular) que só os opostos se atraem...Será que é assim mesmo com o ser humano?

Por Francianne de Fátima

 

Pêndulo eletrostático Ciências Naturais            Pêndulo eletrostático Ciências Naturais

Pêndulo eletrostático Ciências Naturais           Pêndulo eletrostático Ciências Naturais

Vejam mais fotos no nosso álbum. Clique aqui

Responsável

imagem

 

 


Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br