Escola colégio CCI

Oficina: Alfabetização, Leitura e Escrita EI ao 5º

Professores exercitam o Multigestos, um método facilitador no processo alfabético

Oficina de Alfabetização para professoresAlfabetizadora há 07 anos no CCI, a professora Maria de Lourdes ficou maravilhada com a Oficina de Alfabetização, Leitura e Escrita, que aconteceu na 2ª Semana Pedagógica (dias 29 a 31/07). Nesta, a Fonoaudióloga Karina Amaral Rocha Farias mostrou a relevância social, emotiva e cognitiva que o Método Multigestos tem na vida da criança durante toda a fase de alfabetização.

Essa metodologia baseia-se no uso de pistas multissensoriais, especialmente os gestos, que facilitam a programação das sequências de movimentos da fala. Ao aplicá-lo no ensino das vogais e consoantes, acontece a associação dos fonemas a um gesto específico que exemplifica como deve ser a execução do movimento articulatório necessário a cada um deles.

Inicialmente desenvolvido para auxiliar na *Apraxia de fala infantil, mais comum nos portadores de Síndrome de Down, hoje o método é uma ferramenta colaborativa e indispensável ao processo alfabético. “Ensinar os sons e o traçado das letras às crianças, com gestos e tantos recursos didáticos, é um ganho ao fazer pedagógico”, disse a educadora que já o utiliza em sala de aula. 

Na oficina, a também Especialista em Linguagem e Motricidade Oral apresentou uma diversidade de técnicas e materiais visuais, auditivos e táteis que demonstram a aplicação dos princípios do Multigestos. Na prática, as equipes do Maternal ao 5º ano realizaram as atividades, correlacionando os fonemas e sílabas aos respectivos movimentos da boca, lábios e língua. 

A lista de pistas multissensoriais é bastante lúdica, atrativa e diferenciada, para que tanto o professor quanto os pais aprendam a gesticular corretamente os sons dos grafemas na hora de exercitar com os alunos e filhos. Nessa lista, estão vídeos educativos, multicartas, jogos contendo imagens de gestos, dentre tantos outros que podem promover um aprendizado possível e gostoso às crianças. 

Por Francianne de Fátima

*“É um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala. A precisão e a consistência dos movimentos necessários para produzir os sons da fala estão alteradas, na ausência de déficits neuromusculares. É uma alteração funcional e que nem sempre é detectada em exames para o estudo do cérebro (como ressonância e tomografia).”

Fonte: http://www.atrasonafala.com.br/apraxia-fala-infantil-criancas-tratamentos.html

 

Oficina de Alfabetização para professores           Oficina de Alfabetização para professores

Oficina de Alfabetização para professores           Oficina de Alfabetização para professores 

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui

Responsáveis

imagemimagemimagem
Colaboração

imagem       



Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br