Escola colégio CCI

Inovar para Brasil Google for Education

Desafio da Inovação 2019 premia Clube do CCI, Cidadão Digital, pela criação de um ChatBot

Inovar para Brasil 2019 Google for EducationAtender às necessidades educacionais das novas gerações e mudar a forma como absorvemos conhecimento são parâmetros da Educação 4.0. Com base no conceito learning by doing - “aprender fazendo” -, esse novo paradigma, também relacionado à cultura make - faça você mesmo -, tende a revolucionar as metodologias e estratégias que modulam a dinâmica do ensinar e aprender. 

Todavia, muito mais que se adaptar ao mundo digital, as escolas têm o desafio de promover o aprendizado dos alunos, por meio de ações, vivências e projetos colaborativos que explorem o poder da tecnologia, dentro e fora da sala de aula. Sobre isso, algumas histórias inspiradoras já se destacam no cenário das Instituições de Ensino, a exemplo do CCI.

No “Inovar para Brasil: Construindo a Educação do futuro”, promovido pelo Google for Education, duas equipes participaram brilhantemente do evento. Em parceria com a GetEdu, a primeira, formada por alunos convidados, conduziu um workshop aos gestores de 25 estados do Brasil. O tema “Simplificando a acessibilidade” foi desenvolvido com a utilização das ferramentas G Suite. 

Na oficina, os estudantes e professores viabilizaram uma experiência de uso dos aplicativos Google e dos Chromebooks com pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência auditiva, visual e motora). A aluna Mariana Vaz, que tem limitações em consequência de uma cirurgia, relatou de que maneira os recursos da plataforma a auxiliam nas aulas e nas horas de estudo. 

No âmbito das ideias transformadoras, o Cidadão Digital conquistou o prêmio “Desafio de Inovação Brasília 2019”. O grupo desenvolveu um software (ChatBot - NetBot) que facilitará a interação e a comunicação entre educadores, pais e estudantes, que receberão notificações de dados educacionais, como notas, ocorrências, tarefas de casa, calendário de provas, etc.

Na apresentação do programa, os líderes do Projeto de Instrução Tecnológica, Mateus Freitas e Allan Jefrey, e alguns participantes explicaram que durante o processo criativo, eles realizaram um brainstorming para selecionar as melhores soluções aos problemas levantados. A partir da análise do que fora exposto, o grupo iniciou a documentação das funcionalidades do aplicativo. 

“Nesse momento, a equipe está se especializando em linguagem de programação, versionamento e outras tecnologias, para melhor desenvolvimento do ChatBot. Até o final do ano, teremos um protótipo funcional (MVP) nas plataformas Telegram e Hangouts”, finalizaram os instrutores, convictos de que o produto criado pelos adolescentes atuará positivamente na comunidade escolar.   

Por Francianne de Fátima

 

Inovar para Brasil Google for Education 2019             Inovar para Brasil Google for Education 2019

Inovar para Brasil Google for Education 2019             Inovar para Brasil Google for Education 2019 

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsáveis Cidadão Digital

imagem
Responsáveis pelo Workshop

imagemimagemimagem    


Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br