Escola colégio CCI

A música e seu papel social 8º ano

Análise de canções desenvolve o senso crítico dos alunos nas aulas de Filosofia

A música e seu papel socialNas aulas de Filosofia, as turmas do 8º ano compreenderam o papel social da música enquanto elemento formador e desconstrutor de opiniões. Em uma das avaliações do 1º trimestre, a proposta do professor Bruno consistiu na análise das letras de canções que, propositadamente, fazem críticas à sociedade e às práticas políticas. Vários artistas ganharam destaque nas apresentações.  

No roteiro do trabalho, as orientações eram claras. Os grupos deveriam criar slides utilizando as ferramentas Google For Education. Escolhida a melodia, as estrofes viriam acompanhadas de imagens que explicassem a opinião dos seus autores. Nas composições analisadas, eles destacaram  o racismo, a obsessão pela beleza, o consumismo, a corrupção e a influência negativa da tecnologia.

Para enfatizar a mensagem, alguns alunos investiram no figurino e se caracterizaram conforme abordagem dos compositores. Enquanto apresentavam, o educador fazia as intervenções, instigando a reflexão e o senso crítico dos alunos, que também argumentaram suas ideias.

Por Francianne de Fátima

 

 

A música e seu papel social               A música e seu papel social

A música e seu papel social               A música e seu papel social

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui

Responsável
imagem

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br